Uma necessidade pessoal levou Daniel Wjuniski a empreender
Um ideal, uma causa, uma missão pode mover empresas ao sucesso. O empreendedor Daniel Wjuniski, 33, teve a ideia do seu primeiro negócio quando passou por um problema de saúde. Diagnosticado com Crohn, uma doença crônica rara que afeta o intestino, ele buscou informações na internet e viu que havia pouca coisa disponível em português. Percebeu aí uma área pouco explorada.
Em 2006, ele lançou o portal Minha Vida, com informações sobre saúde e bem-estar e, este ano, o Consulte.me, site e aplicativo e que permitem consultar médicos e agendar consultas com profissionais cadastrados em todo o Brasil.
“Para empreender, é preciso encontrar algo que realmente faça sentido. Encontrei um propósito, que é ajudar as pessoas na busca de informações sobre saúde, e trabalho mais motivado”, declara.
Recentemente, a empresa recebeu aporte da Intel Capital para investir nos negócios. O valor não pode ser divulgado por questões contratuais. “É o ideal que me faz levar esse objetivo tão longe”, diz Wjuniski.
Motivação como impulso para criar
São muitos os motivos que levam uma pessoa a empreender. Uma paixão obstinada por determinado assunto, uma percepção de uma necessidade não atendida pelo mercado ou mesmo a necessidade de criar alguma solução para si próprio em virtude de algum problema não resolvido.
Em todos os casos, há uma razão poderosa que impulsiona e inspira a criar. “Ter uma motivação maior que o lucro aumenta as chances de o negócio dar certo”, declara consultor empresarial Fábio Cornélio, da FCL Consultores.
Segundo ele, quando a empresa segue um princípio no qual acredita, é mais simples atrair pessoas para o negócio. "Quem só visa o lucro será mais frio na defesa da ideia, o que afeta a obtenção de capital para o negócio. Quando há um ideal por trás do empreendimento, outras pessoas vão admirar e acabam convencidas."
Intuição pode ser uma boa aliada na hora de criar um negócio
Para Scher Soares, fundador do Grupo Triunfo, de consultoria empresarial, inconformismo diante das dificuldades, fortes valores e crenças pessoais, vontade de contribuir com a sociedade, vontade de criar algo novo e curiosidade são algumas características pessoais que podem levar as pessoas a empreender.
Veja a seguir algumas razões que levam as pessoas a empreender, de acordo com Soares, e veja se você se encaixa em algum caso:
Inconformismo – diante de alguns obstáculos, muitas pessoas param, se resignam, se conformam. Contudo, há as pessoas que não se satisfazem com uma negativa e não freiam seu ímpeto diante das impossibilidades. Ao contrário. Pessoas assim parecem ser preenchidas com uma violenta energia quando encontram situações como essa e por vezes a canalizam para a criação de algo completamente novo. Assim, os inconformados criam novas possibilidades onde antes havia um fim. Expandem limites e fazem dessa sua natureza motivacional a plataforma para empreendimentos bem-sucedidos.
Valores – as pessoas têm crenças e valores e quanto mais fortes são esses valores, mais poderosos eles são como instrumento motivacional. Com frequência, empreendedores surgem em virtude de terem sido expostos a situações de profunda contrariedade desses valores e justamente por terem se sentido quase “violentadas” em sua natureza, decidem criar algo que faça mais sentido para suas próprias vidas.
Contribuição – algumas pessoas são movidas e, portanto, motivadas por uma necessidade de contribuir com o outro, com o meio. São as pessoas que mesmo sem perceber, naturalmente estão prestando atenção nas dificuldades das outras pessoas e sentem-se incomodadas com algumas situações. Nesse sentido, dedicam tempo a pensar e criar novos contextos para outras pessoas e para a sociedade.
Curiosidade e inventividade – a soma desses dois talentos naturais, associada a determinados conhecimentos e técnicas, produz o empreendedor criador, que é aquele movido por uma necessidade de criar ideias, produtos e coisas. São empreendedores que por vezes criam algo primeiro para só depois pensarem em mercado consumidor para aquela criação. São tão apaixonados por inventar, que aquilo se torna um processo tão natural que em algum momento cria algo de grande valor e que cria um belo negócio.
Ativação – empreendedores motivados por ativação são aqueles que parecem precisar sempre começar algo. Amam discutir ideias e possibilidades e se entediam com o marasmo de uma operação madura e recorrente. A natureza motivacional da ativação os impele a estarem o tempo todo apreciando oportunidades e, como um imã, essas pessoas parecem atrair pessoas que têm ideias, produtos e oportunidades ávidas por um empreendedor ousado, arrojado e louco por começar algo novo, de novo.
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