A Rio+20, conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, formou neste sábado 1,2 mil voluntários para o evento, que se realiza entre os dias 13 e 22 deste mês no Riocentro, zona oeste da capital fluminense, entre outros locais paralelos.
Os formandos foram selecionados entre alunos do ensino médio de escolas públicas fluminenses, alunos do ensino técnico, universitários de todo o País e pessoas com deficiência de várias entidades. Todos participaram de curso de treinamento durante um final de semana e tiveram lições de sustentabilidade, direitos humanos, cidadania ativa e voluntariado. Vão servir o evento durante duas semanas por pelo menos 4 horas diárias.
"A ação voluntária é um componente essencial do desenvolvimento sustentável", afirmou o representante do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) no Brasil, Jorge Chediek. "Nem tudo pode ser feito pelos governos e pela iniciativa privada. o voluntariado é uma resposta da sociedade civil".
O programa de voluntariado da Rio+20 tem como principais objetivos despertar nos jovens estudantes o interesse pelos temas da conferência e incentivar a prática do voluntariado no País.
"Todo mundo pode voluntariar, basta ter o espírito de cooperação no coração", disse Chediek. "A Rio+20 é um evento de enorme importância porque pode estabelecer a agenda dos temas de sustentabilidade das próximas décadas. Essa é uma oportunidade de contribuir para uma nova missão e a possibilidade de se inserir na comunidade global".
Para a ONU, o evento estará no foco dos olhares do planeta durante duas semanas. "Pelos próximos 15 dias, o Rio vai virar quase a capital do mundo. As principais lideranças vão estar aqui. Isso representa reconhecimento ao progresso que o Brasil tem atingido desde a Rio original. Um progresso que tem que ser mostrado por vocês para os participantes", discursou Chediak para os voluntários.
"Ainda temos muitos problemas, mas neste momento o Brasil representa a esperança para um mundo que ainda não tem muitas respostas. Vocês têm a missão de mostrar que uma sociedade pode melhorar muito rapidamente. Vocês são embaixadores do futuro e de um presente real", declarou o representante do PNUD. "O seu trabalho representa os melhores valores da ONU, que são o trabalho conjunto, a troca das melhores experiências e a construção de pontes entre os povos".
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixem seus comentários!