sexta-feira, 13 de julho de 2012

Computadores móveis ajudam a fazer 'censo da dengue' na Bahia

 

Um sistema pioneiro no Brasil começa a ser implantado em Salvador para levantar dados sobre a dengue na cidade e melhorar o combate à doença. Os agentes de endemias passaram a usar no segundo semestre deste ano dispositivos móveis, os PDAS, para levantar as informações sobre a doença nos bairros.

Os equipamentos são os mesmos utilizados para a realização do censo demográfico e foram doadas quatro mil unidades pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dispositivos têm entre seus atributos o sistema GPS, com a base cartográfica de Salvador, o que favorece o mapeamento e a intervenção dos 1.800 agentes que estão sendo treinados.

De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), o objetivo com o uso da nova tecnologia é agilizar o levantamento e processamento das informações de vigilância, controle, prevenção e mobilização social, viabilizando a implantação de políticas públicas de saúde.

saiba mais

Metodologia de trabalho
Os agentes de endemias vão de casa em casa para levantar dados como os locais onde há focos do mosquisto, a identificação das pessoas que já tiveram ou que estão com dengue, quais informações os moradores sabem sobre a doença e o mosquito, se há depósito de água na casa, se é feita coleta sistemática de lixo, entre outros. As informações são enviadas para a Secretaria da Saúde através dos dispositivos.

A população também tem acesso às informações levantadas pelo sistema através da internet . O cidadão poderá consultar, por exemplo, a situação de sua casa e dos vizinhos.

Cobertura da capital
A Secretaria Municipal diz que inicialmente a ação será realizada no Distrito Sanitário Centro Histórico e que sua expamsão será gradativa. Após a implantação da metodologia, os aparelhos serão utilizados por outros profissionais que trabalham com monitoramento, fiscalização e notificação de agravos, como os agentes comunitários de saúde, técnicos das vigilâncias sanitárias e epidemiológicas.

http://g1.globo.com/bahia/noticia/2012/07/dispositivos-moveis-auxiliam-agentes-no-combate-dengue-em-salvador.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixem seus comentários!